Esta menina é da pá virada!

Escrito por em 18 de julho de 2017

A criança chora, contesta, grita e tudo sai do lugar. Essa menina é da pá virada! O que fazer?

Nada de pânico, vamos entender o sinal que ela está nos enviando. Por trás de um choro, há um motivo. Ninguém chora à toa. Imagine que, às vezes, você está saturada, no limite, e algo acontece com você, até que explode e começa a chorar tudo o que estava guardado. Aquilo que estava dentro de você encontrou uma oportunidade para sair. E pode sair com uma simples fechada no trânsito, um esquecimento de um compromisso, com uma fala ríspida de alguém.

A criança pode chorar por muito tempo porque seu brinquedo foi  quebrado, porque o seu desenho preferido acabou ou porque está sem a sua comida predileta, por exemplo. Mas este choro pode vir para dizer o que ela não sabe expressar. Este choro, ou grito, ou comportamento de contestação, pode estar sinalizando que ela está se sentindo mal por algo que não ela não consegue explicar. Então, o adulto deverá ter muita sensibilidade para perceber o que está por trás das reações da criança e favorecer um canal de comunicação com ela para desvendar o “mistério”.

Temos a tarefa de ser tradutor emocional de nossas crianças. Elas precisam ser entendidas e necessitam da ajuda de alguém nomear seus sentimentos. Se a criança tem ajuda de um adulto para reforçar e explicar que é normal ter momentos em que ficamos chateados, tristes,  felizes, com saudades, com medo, com coragem etc, ela avança na vida com mais segurança. Claro que teremos que saber como falar. Temos que considerar a idade da criança e o contexto em que ela vive. Mas podem ter certeza, se a criança entende que há esforço do adulto para entendê-la, já é um bom começo.

 


Tagged as , , , , , , ,



Continue lendo

Próximo post

A tal pressa


Thumbnail