É hora de voltar à rotina escolar

Escrito por em 9 de fevereiro de 2018

Todo ano é a mesma sensação: voltar à rotina, organizar material escolar, readaptar, coordenar, reformular, “voltar a casa para o lugar”. Como retomar das férias com as crianças sem estresse? Lidar com as demandas diárias envolve o fator tempo, flexibilidade, jogo de cintura e equilíbrio. À medida que os filhos crescem suas necessidades emocionais, intelectuais e sociais ficam mais complexas. Diante deste contexto ainda existe a preocupação dos pais com relação ao rendimento escolar.

Considerando todos estes fatores é natural ficar estressado, certo? Bem, os pais estão acostumados a viver na dinâmica do estresse e seus filhos adotam a mesma postura. A necessidade controlar tudo, de ficar na ansiedade de nada dar errado que é o grande problema. O corpo recebe a informação que tem apagar fogo toda hora, ele entra no circuito de sobrevivência de luta e fuga. É um mecanismo automático que dificulta o ser humano enxergar novas alternativas e lidar com uma demanda inesperada. A sugestão principal aqui é parar, respirar e verificar as possibilidades que possam fazer você relaxar: caminhada, meditação, massagem, escrever, e imaginar a cena das demandas diárias se encaixando com o seu ritmo.

Diversas pesquisas comprovam o poder do relaxamento. Não é perda de tempo, é ganhar energia e frear o automatismo do circuito de luta e fuga. O aspecto emocional influencia do físico e vice-versa. Relaxar, programar uma cena mais harmônica na tela mental, estar alinhado (a) às demandas dos filhos para entender o que é mais importante fazer no momento gera mais paz e tranquilidade. Às vezes, é preciso analisar se você deve seguir um protocolo estabelecido por você ou abrir mão dele no caso de surgir uma nova necessidade na família. Talvez esteja na hora da casa não voltar para o lugar antigo, ou seja, sua forma de lidar, estruturar e pensar sobre sua rotina pode ser mudada agora neste início de ano.


Tagged as , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *



Continue lendo

Post anterior

A tal pressa


Thumbnail