Doação ou Manipulação?

Escrito por em 19 de outubro de 2018

Você sabe até que ponto está sendo manipulado? Há uma fina linha entre a doação e a manipulação, conhecê-la é fundamental para a saúde física e emocional de qualquer pessoa. Refletir sobre essas questões é essencial para não cair em um ciclo vicioso, difícil de ser rompido. Descubra mais detalhes sobre essa relação aqui:

 

 

 

 

 

Você já parou para pensar sobre a relação entre doação ou manipulação? Ouvimos falar sobre esses dois conceitos durante toda a vida, no entanto nunca paremos para refletir como eles afetam as nossas vidas.

Que a doação possui uma força magnífica e é um ato sublime, todo mundo sabe. Afinal, sem ela não podemos sequer nascer.

Mas o que ninguém nos fala, é que ela pode se tornar nosso pior inimigo quando usada como arma de manipulação.

É exatamente sobre o mais profundo sentido da doação e a sua relação com a manipulação que iremos falar neste post. Confira:

 

1 – O sentido da doação ou manipulação

O sentido da doação ou manipulação ainda é um verdadeiro enigma para o ser humano. É justamente por isso que geralmente confundimos nossos sentimentos e intenções em determinadas situações ou com relação a outra pessoa.

Por exemplo, existem pessoas que acham que amam intensamente. Mas no lugar de se doar, elas passam a exercer uma total dominação e controle na vida do outro. Não como algo premeditado, mas como reflexo das suas próprias inseguranças e carências.

Nesses casos, a dominação é exercida como uma maneira que a pessoa encontrou de ter uma sensação de segurança. O problema é que situações como essas prejudicam gravemente quem domina e quem é dominado.

 

2 – Os perigos da manipulação velada

Uma das piores formas de manipulação é a velada, ou seja, aquela que é interpretada como doação. Nela, todas as pessoas envolvidas não têm clareza da situação na qual se encontram.

O resultado disso? Elas são jogadas no ciclo da neurose, que gera dívidas que nunca poderão ser pagas entre parceiros ou familiares. Com isso, a manipulação constante faz com que ocorra o sufocamento das relações e o aprisionamento sentimental.

 

3 – Como romper o ciclo de doação ou manipulação

Apesar de sair deste ciclo de doação ou manipulação ser realmente difícil, ainda mais quando os envolvidos não têm consciência dessa relação prejudicial, é possível acabar com esse tipo de situação.

A solução está no autoconhecimento, que faz com que ocorra o rompimento com o medo de acabar com o hábito já instalado. Nesses momentos, é preciso fazer alguns questionamentos, tais como: Até quando você pretende continuar em uma relação como essa? Até a sua saúde ser afetada e a sua infelicidade tomar conta do seu ser?

 

 

Ao longo deste post você pode descobrir mais sobre a relação entre a doação ou manipulação. Agora, tudo que precisa ser feito é investir em autoconhecimento e refletir sobre a relação na qual se encontra.

Tenha sempre em mente que uma doação não exige, controla ou manipula. Se você se encontra em uma relação assim, é melhor repensar o seu relacionamento com as outras pessoas, quer seja o seu parceiro(a) ou parentes.


Tagged as , , , , , ,



Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *



Continue lendo

Próximo post

A tal pressa


Thumbnail