A fase da adolescência tem muitas particularidades. É a transição da fase infantil para a fase adulta. O corpo muda, às relações sociais e familiares se transformam.
É o momento de questionamentos e descobertas. E muito comum o adolescente ficar perdido, sem saber quem ele é. É um momento para uma reformulação interna e está sujeito a se deparar com sentimentos diversos.
É comum neste momento surgirem crises de identidade, conflitos familiares, distorção ou mudanças de valores e diminuição do rendimento e produtividade nas tarefas diárias.
Se sentir deprimido e enxergar a vida sem sentido, achar que não se encaixa em nada e não gostar de nada é um sinal de que este adolescente precisa de ajuda profissional.
É muito importante atentar-se isso o mais rápido possível, para não gerar sentimentos de impotência no adolescente e, assim, reduzir os riscos ou os níveis de conflitos familiares.
É preciso também enxergar este adolescente, que está aprendendo a enfrentar tantos desafios internos e externos com empatia.
Não se trata de aceitar atitudes, muitas vezes, arbitrárias, mas enxergar a partir da sua perspectiva e oferecer amor incondicional, porém apoio condicional, desde que haja esforço e dedicação e se encontrar. Essa fase é difícil, mas com dedicação dos pais, informação e empatia, não há nada que vença!