A criança é um termômetro emocional

Escrito por em 30 de janeiro de 2018

A sensibilidade da criança a faz captar a temperatura emocional das pessoas com as quais ela convive. Ela tem mente e coração abertos. Significa que apresenta menos barreiras emocionais, julgamentos, crenças e preconceitos. Assim, ela pode sentir as emoções do outro, embora não consiga interpretá-las o suficiente para verbalizar o que tais emoções provocam nela. É impressionante o efeito que essa perspicácia inocente da criança pode causar, se o adulto souber aproveitá-la.

A repulsa ou recusa das crianças em estar em um determinado ambiente e com determinada pessoa podem explicar a sua capacidade de captar nas entrelinhas o que um adulto sente mas não fala. A espontaneidade da criança a faz não ser agradável nestes ambientes. E é nessa hora que ela é apenas punida e não enxergada. É claro que devemos cobrar educação, mas entender porque a criança reage assim é para poucos, eu diria raros. E esta atitude de entender as razões da criança pode ser um grande benefício até para o adulto, sabiam?

O adulto costuma não validar o fato de que a criança é um radar de que algo não está tão bem, e acaba obrigando-a a não demonstrar nenhum tipo de insatisfação e retraimento. Com tempo a criança bloqueia as suas sensações e percepções. E vai levando esse bloqueio e essa forma de agir para avida adulta. E desde então poderá sofrer por não conseguir traduzir o que sente. Aproveite para observar se a sua criança está te dando algum recado, ao invés de reprimi-la.


Tagged as , , , , , , , , ,



Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *



Continue lendo


Cart

View cart