Efeitos da Maturidade

Escrito por em 26 de novembro de 2018

Você está preparado para os efeitos da maturidade? É um fato, todos nós estamos envelhecendo e o tempo nos sinaliza isso diariamente. Mas só nos tornamos verdadeiramente conscientes disso, quando nos damos conta que não somos mais os mesmos. Como enfrentar essa nova fase? Ela é uma dádiva ou uma maldição? É sobre isso que iremos falar hoje neste artigo.

Você acha envelhecer ruim, não é? Você não é mais o mesmo de alguns anos atrás, os efeitos da maturidade já começam a deixar as suas marcas que podem ser percebidas diariamente.
O reflexo no espelho deixou de mostrar uma pele lisa e jovem, o número de cabelos brancos só aumenta, assim como as limitações. Nesse momento, o desejo de voltar a ser do jeito que você era cresce.

O problema não é envelhecer, o problema é que, infelizmente, a eterna juventude escraviza muita gente. Faz com que não sejamos capazes de ver todas as belezas que essa nova fase da vida pode nos trazer e nos prende a todos os aspectos negativos.
O resultado disso? O surgimento de diversos problemas, a começar pela não aceitação da sua maturidade e medo do preconceito.
É com base nisso, que faço um convite a você, leitor, a refletir sobre isso e descobrir como ter uma velhice plena. Vamos começar?

Os efeitos da maturidade

É inegável, os efeitos da maturidade fazem com que a fase da velhice seja vista de forma negativa. 

Isso ocorre porque focamos apenas nas perdas e não nos ganhos que os anos vividos nos trazem, tais como a sabedoria para lidar com algumas situações ou a força para superar obstáculos.

Eu pude comprovar de perto esse processo quando estava produzindo o curta-metragem, Toque do Samba, sobre o bloco de carnaval de idosos chamado Recordar é Viver.

Em um determinado momento da produção, a cineasta me disse: gostei destes idosos, eles têm espírito de jovem. 

Fiquei impactada com o comentário dela, mas logo lhe disse: isso é preconceito, por que eles não podem ter espírito de velhos? Afinal, eles guardam o espírito da maturidade, com a experiência e conhecimento que muitos jovens não têm.

O medo da maturidade

Você provavelmente deve estar se perguntando: Se o espírito da maturidade é tão bonito, porque rejeitamos os sinais de envelhecimento? Por desprezo ou medo que as pessoas têm em relação a fase da velhice.

Esses elementos geralmente surgem de maneira implícita ou não consciente, mas está sempre presente. As pessoas não suportam se sentir limitadas ou vistas como alguém que não tem mais valor para a sociedade.

É nesse momento, como uma tentativa desesperada para evitar que isso aconteça, que elas começam a cuidar do corpo e da aparência. 

O que não teria problema algum, se o cuidado da alma não fosse descuidado, provocando o não amadurecimento.

Mas isso não é tudo, ao não sabermos lidar com essas mudanças, ainda podemos nos endurecer e sermos extremamente rígidos conosco.

Como lidar com os efeitos da maturidade

A melhor maneira de lidar com os efeitos da maturidade é investir no autoconhecimento. Por quê? Ao fazer isso, você irá se propor a um amadurecimento, que irá refletir diretamente na sua maturidade e na possibilidade de colher bons frutos no futuro.

Como Gerontóloga posso afirmar que não tem preço atingir uma velhice feliz e plena, imune a qualquer tipo de preconceito social que possam te aprisionar. A velhice não é algo ruim, tudo irá depender da maneira com que você lida com ela.

Depois de tudo que conversamos ao longo deste artigo, o que acha de começar a se preparar melhor para os efeitos da maturidade? Além de refletir sobre a forma com que você lida com as mudanças no seu corpo, fique atento a maneira com que age diante de determinadas situações.

Ter um espírito de velho não precisa significar algo ruim, mas sim algo que traz orgulho e felicidade. Afinal, você tem a experiência e o conhecimento que grande maioria da população jovem não possui.


Tagged as , , , , , , , , ,



Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *




Cart

View cart