Longevidade é estilo de uma vida inteira

Escrito por em 16 de dezembro de 2017

Vou começar este texto falando de mim, porque já estão mexendo na minha prateleira. Ouvi de minha orientadora de mestrado, quando ela tinha 65 anos de idade, a mesma frase. Ela estava se referindo à morte de pessoas da geração dela. Eu nasci em 1974. Sou filha da ditadura, de avanços tecnológicos, da bossa nova, do destaque no futebol brasileiro, do milagre econômico brasileiro, do woodstock, da calça boca de sino, da sandália plataforma, da chegada da TV em cores e do Sítio do Picapau Amarelo. Eu me lembro nitidamente do sítio e da chegada da TV em cores. Vejo vários amigos entre estes filhos, contemporâneos meus, que já estão morrendo ou adquirindo doenças crônicas. Não consigo assistir a este cenário sem falar nada!

Sou psicoterapeuta, mestre em gerontologia e doutora em psicologia. Tenho 16 anos de experiência na prática clínica. Faço atendimento individual de todas as faixas etárias, atendo família e casal. Atuo como gerontóloga há 12 anos. Já fui militar de uma brigada operacional e professora acadêmica. Minha experiência com o ser humano e com o processo do envelhecimento me dá a seguinte percepção: se o ser humano tratasse do seu emocional e de sua espiritualidade e tivesse um estilo de vida saudável, ele viveria melhor e por mais tempo.

O que faz o ser humano envelhecer? O que mata as pessoas? São diversos fatores: os problemas emocionais, físicos, financeiros, espirituais, entre outros. Na vida nós estamos sujeitos a muitos desafios. Sabemos que a capacidade de resiliência, a forma positiva e bem gerenciada para superar desafios faz uma diferença para o ser humano. Mas não é só isso. Ter o pensamento positivo não é suficiente, se a pessoa possui um sistema de crenças distorcido e negativo muito arraigado dentro si. O que a pessoa registrou está no seu inconsciente e muitas vezes ela nem sabe disso.

Portanto, não estou aqui para dizer à minha geração para ter apenas pensamento positivo, mas sim dizer que ela pode envelhecer com mais qualidade. Aqui é mais um capítulo da versão força do coração e envelhecimento. Pessoas queridas, vocês têm influência do contexto que vocês viveram, vocês têm registros da história da humanidade, vocês têm informações em seus genes de crenças herdadas de seus pais, vocês têm a influência da história de sua infância, adolescência e fase adulta. Podemos fazer diferente de muita geração anterior à nossa. Temos muitas técnicas de autoconhecimento e de limpeza de crenças, temos várias oportunidades de nos ligarmos ao Criador.

O despertar é agora. Não prolonguem a sua cura. A cada semana eu irei falar das técnicas e alternativas para um bom envelhecimento. Aguardem!

 


Tagged as , , , , , , , , , , ,



Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *



Continue lendo

Post anterior

A tal pressa


Thumbnail


Cart

View cart