Não sei ouvir não

Escrito por em 9 de janeiro de 2018

Muitos adultos têm dificuldade em ouvir a palavra NÃO. Podem se sentir frustrados, chateados e raivosos.
É comum esta palavra disparar reações nas pessoas. No entanto, cada um lida de uma maneira. A forma como foi dito e as circunstâncias vão contribuir para o tipo de reação. Quando a reação é exagerada, isso pode estar sinalizando que a criança interna do adulto está em cena.
Significa que o adulto apresenta comportamentos infantis: fecha a cara, bate a porta, deixa de falar com a pessoa que assim disse, responde de forma impulsiva e não consegue sustentar um diálogo maduro. Este adulto pode reagir de forma agressiva, como se tivesse sendo atacado.
Vários são os motivos deste tipo de comportamento. Este adulto pode ter recebido muitos nãos sem explicação, pode ter sido uma criança que foi educada sem clareza de regras e limites.
De qualquer forma, entende-se que o diálogo entre a criança e os adultos pode não ter sido claro, amoroso e explicativo e os sentimentos da criança podem ter sido ignorados.
Agora respire e pense como você reage diante de um NÃO. Este é um primeiro passo para você entender a criança que existe dentro de você, ou seja, seus registros e memórias que podem fazer parte do seu dia a dia, se não forem trazidas para a sua consciência e transformadas.
Uma resposta negativa deve ser recolhida com leveza, ela é mais uma oportunidade de crescimento, de aprender resiliência, persistência, a olhar para a mudança ou para novos caminhos. O não pode ser mágico e transformador. Por isso é preciso se autoconhecer, entender a raiz do problema e aprender a lidar. Transformando-o e não resistindo a ele.

Tagged as , , , , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *



Continue lendo

Post anterior

A tal pressa


Thumbnail


Cart

View cart