O que faz sentido para você? Submersos na rotina, nos problemas do dia a dia e nas nossas obrigações, não nos permitimos pensar se o que fazemos realmente nos preenche ou nos deixa feliz. Isso faz com que tomemos atitudes cruéis conosco mesmo, que ferem a nossa essência. É sobre isso que iremos falar hoje, vamos conversar?
Você já se permitiu parar e se perguntar se está vivendo de acordo com o seu íntimo? É difícil responder a essa pergunta, pois ela obriga você e pensar sobre cada aspecto da sua vida e ainda descobrir qual a sua verdadeira essência.
Isso só ocorre porque perdemos o sentido da vida. É comum, não percebermos se estamos cumprindo uma rotina automatizada que nós estabelecemos ou se estamos trilhando um caminho para a nossa realização pessoal.
Não ter noção disso faz com que sejamos cruéis conosco mesmo, ainda mais quando nos impomos uma forma de viver que não condiz com a nossa essência. O que realmente te deixa feliz ou te preenche como pessoa?
Compreender tais aspectos é essencial para quem deseja conquistar a plenitude de uma vida mais leve. Você deseja isso para si? Então, te convido para um momento de reflexão sobre o que faz sentido para você. Vamos começar?
Afinal, o que faz sentido para você?
Saber o que faz sentido para você é o primeiro passo para a sua realização pessoal. Por quê? Através disso, você poderá saber se está sendo cruel com você e ainda avaliar se o que faz no seu dia a dia te dá prazer e também te preenche.
Para isso, é necessário que você mantenha a sua mente aberta e analise de maneira crítica cada um dos aspectos da sua vida. Desde o laboral até a sua relação com a sua família e o que faz nas horas livres.
Nesse processo, é preciso que você também saiba distinguir se o que está vivendo atualmente é uma fase ou uma crise na sua vida. Como?
É simples, se você tem consciência que o seu momento atual é só uma passagem, então você está vivendo uma fase da sua vida. Isso não implica dizer que está ferindo a sua verdadeira essência.
Por outro lado, se você não tem consciência de que está vivendo de uma maneira que não te preenche e continua preso em rotinas absurdas, então está em meio a uma crise e precisa de ajuda para sair dela. Afinal, essa realidade não condiz com sua essência.
Como viver sua essência
O caminho para viver a sua essência exige grandes mudanças, sobretudo interiores e a superação de crenças.
No entanto, o ideal é que esse processo de autoconhecimento e de tomada de decisão seja feito com cautela e paciência, evitando assim o desperdício de energia.
A dica aqui é que seja dado enfoque no que você realmente quer e que lide com as situações com resiliência, sabedoria e saiba relativizar.
Esse é um processo lento, que exige que você fique sempre atento para não se sabotar e cair em uma rotina que não corresponde a sua essência. Por isso, sempre perceba quais são os seus limites e valide a sua vontade.
Viver o que faz sentido para você não é algo inalcançável ou uma utopia. Todos nós temos a capacidade de vivermos a nossa essência, o que nos distingue é a maneira com que lidamos com o processo de conscientização e de mudança.
Por isso, caso você tenha dúvidas quanto a melhor maneira de atingir esse objetivo, não deixe de procurar um profissional especializado. Ele poderá ajudá-lo em todo o momento. Além disso, não se esqueça de sempre buscar sua fonte de equilíbrio e seja gentil com você.