O que você quis dizer para os seus pais e não conseguiu?

Escrito por em 11 de julho de 2017

Você tem ideia do que faz uma criança não dizer para seus pais o que sentiu? De não se expressar verdadeiramente?

Bem, a primeira comunicação dela com o mundo é o choro. A partir do momento em que o seu cérebro começa a se desenvolver, ela tem condições de se expressar por meio de outros sons e por meio de vocabulários aprendidos. Enquanto está se expressando com os recursos que ela tem,  seus genitores ou responsáveis precisam  entender a linguagem dela. Como estes adultos se sentem, muitas vezes, limitados nesta tarefa, lançam mão de rótulos e interpretações não reais dos sentimentos e intenções de suas crianças.

Os bloqueios para se expressar podem surgir neste momento. Imaginem um balão acima da cabeça da criança escrito: eles não estão me entendendo. Agora imaginem isso acontecer repetidamente. Outro balãozinho surge: melhor, então, não dizer. Tento e não consigo resultados.

Claro que a criança não vai estruturar estas frases em sua mente com esta clareza, mas vai senti-las dentro dela como um bloqueio. Cada criança encontra uma solução para isso: se fecha, se revolta, se desconecta, fica agressiva ou passiva. Agora pare e imagine que você é criança e dê voz a ela. O que ela mais gostaria de dizer e pedir para seus pais ou para quem a criou? Deixa vir e reflita sobre isso. Não imagina o quão esclarecedor será esse exercício.

Dra. Vannessa Resende

Doutora em Psicologia


Tagged as , , , , , ,



Continue lendo

Próximo post

A tal pressa


Thumbnail


Cart

View cart