Quando você está mal e não sabe porque

Escrito por em 12 de dezembro de 2018

Nosso mal-estar físico e mental pode estar ligado a vários motivos e sentimentos. Muitas vezes não sabemos o motivo exato de estar mal. Descubra modos de avaliar isso.

É comum se sentir mal fisicamente e mentalmente e não saber o real motivo. Existem muitas explicações, cada profissional pode dar um diagnóstico diferente, pessoas ao redor podem enxergar o problema sob diversos olhares e exemplos de vivência. Mas será que é possível identificar o que se passa com você? É importante fazer uma reflexão sobre pontos diferentes da sua vida, pense sobre alguns aspectos como:

  • Como está sua vida no momento? Está do jeito que você quer? Pode melhorar?

Nem sempre conseguimos avaliar como está nossa vida no momento, é importante fazer essa reflexão, olhar com outros olhos para o momento em que você está passando e enfrentar as mudanças que precisam ser feitas.

  • Você tem prazer naquilo que você faz? É o que te motiva a levantar todos os dias?

Muitas vezes o que fazemos no dia a dia não exige tanto do nosso físico, mas suga todo nosso emocional. Já pensou nisso? Você tem prazer pela sua profissão? É realizado exercendo sua função?

  • Suas expectativas são reais?

Você espera muito e realiza pouco? O que tem faltado para você atingir suas metas? Muitas vezes criamos expectativas para nossa vida baseadas na vida de outras pessoas.

  • Você se sente amado(a)?

As pessoas que te rodeiam te amam de verdade? São pessoas que você pode contar? Por diversas vezes nos doamos muito para pessoas que não são capazes de retribuir. Isso pode te deixar mais fechado para outras pessoas ao seu redor.

  • Você tem alguém de confiança para conversar?

Falar sobre seus problemas, sobre a vida de um modo geral, é uma maneira eficaz de refletir sobre os que te faz ficar mal e facilita na hora de encontrar soluções. Fazer isso em conversas com pessoas de confiança expõem seus problemas e oferece um ponto de vista diferente em busca de melhor compreensão.

  • Você tem sentido um vazio dentro de você? Falta algo?

Se você sente um vazio dentro de si, ele pode consumir sua saúde mental e prejudicar sua saúde física, te deixando mal sem motivos aparentes. Fique atento, existem modos de tratar esse vazio e preenchê-lo.

  • Você sente felicidade por estar aqui na Terra? É grato(a) por isso?

Sentir-se grato(a) pelo que se tem, por menor que seja, traz uma sensação de felicidade por estar vivo. Já tentou agradecer pelas pequenas coisas que lhe aconteceu no dia a dia?

 

São perguntas simples que valem a reflexão, você pode se localizar e entender o que está acontecendo com você nesse momento. É possível que sua saúde mental, emocional e física esteja relacionada com alguma das respostas que você dará a essas perguntas. Aproveite, faça uma revisão interna de você, dos seus objetivos e expectativas. Pense no que pode melhorar e acrescentar para se sentir de bem com você.


Tagged as , , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *




Cart

View cart