Ritmo Natural – Quem somos

Escrito por em 6 de junho de 2016

RITMO NATURAL: palestras e programas para a saúde integral da mulher

Este grupo nasceu para atender a uma demanda atual: oferecer à mulher palestras e programas de conscientização sobre o ritmo natural de viver. Isso corresponde a um processo de recuperação do seu funcionamento natural de respirar, de comer, de andar e de expressar emoções. Com o passar do tempo, os registros que temos das nossas vivências sociais e emocionais influenciam a nossa maneira de viver e a tendência é nós afastarmos do nosso ritmo natural. Acabamos nos moldando às dinâmicas sócio-familiares e perdemos o contato conosco mesmo. Como podemos perceber isso? Doenças, conflitos internos, desequilíbrios nas relações humanas. Os sintomas podem ser: sensação de falta de energia para a execução das tarefas diárias, distúrbios alimentares, ansiedade, insatisfações, irritabilidade, tristeza e sensação de incompletude.

Muitas vezes, são utilizadas várias maneiras de fugas: comida em excesso, trabalho em demasia, uso de drogas, consumismo exarcebado, entre outras buscas. Neste caminho de fuga, outros desajustes podem acontecer, por exemplo: confusões familiares, conflitos conjugais, desequilíbrios no ambiente de trabalho, entre outros. Qual a saída que podemos encontrar? O retorno ao ritmo natural. Será que é fácil para nós realmente prestarmos atenção ao que o corpo fala? Ao que sentimos? Prestar atenção à respiração e focarmos atenção em nós mesmos?

O mundo atual com muita informação e exigência de tempo quase que cronometrado, nos “obriga” a alterar o nosso estado natural de viver. Mas essa mudança é gradativa e muitas vezes pouco perceptível. A presença dos sintomas já citados aparecem de forma, muitas vezes, com o passar do tempo. Alguns estudos têm revelado que o estresse adoece quem o tem e quem convive com esta pessoa. Há casos de pessoas que chegam ao ápice de seu estresse, comentendo atos agressivos e descontrolados.

Criamos estratégias para driblar o que nos maltrata. Aliás, o ser humano, logo cedo, aprende a usar mecanismos de defesa para sobreviver, mas o efeito a longo prazo deste mecanismo, que é muitas vezes inconsciente, também acarreta adoecimentos. A somatização das emoções é um processo muito comum. A melhor saída é a conscientização do nosso funcionamento interno e a busca de um planejamento para reorganizar os desequilíbrios que surgem em nossa vida.

Dessa maneira, a, proposta do grupo corresponde a facilitar a mulher a perceber como, de fato, ela é e o que fazer para lidar com as demandas diárias de forma saudável, prazerosa e tranquila conciliando a vida profissional e pessoal. Para isso, serão utilizadas técnicas terapêuticas apropriadas para esta finalidade, programa de alimentação saudável, informações por meio de palestras, vivências e programas.

O Programa número 1 do Ritmo Natural é o: Todo Tempo do Mundo Para você

O programa Todo Tempo do Mundo Para você surgiu da necessidade de conciliar a vida moderna e demandas familiares com o ritmo pessoal da mulher. O tempo de investir em si mesma tão precioso e sagrado está cada vez mais raro. Além disso, a mulher moderna parece não ter consciência que ela pode investir nela de forma simples e natural. Escutamos “correr atrás do tempo”.

Na realidade, “correr atrás” significa que você sempre está em desvantagem. Há uma tendência a falar rápido, comer rápido e andar rápido para ganhar tempo. O efeito disso a longo prazo é a perda da própria essência. Quem é você? Será que você tem tempo para sorrir, amar e falar o que quer?

Nascemos capazes de respirar, de sorrir espontaneamente, de amar livremente e ser nós mesmos. No entanto, logo cedo nos é ensinado a sermos rápido em tudo. Temos que render na escola, nas atividades extra curriculares, no trabalho, etc. Mas o que é, de fato, render? Viver em estado de alerta, ensinando para o corpo que ele tem que acionar o sistema de luta e fuga a todo momento?

O que era tão natural como prestar atenção ao redor como a criança faz, divinamente, é substituído por um ritmo frenético de viver. Então, com o passar do tempo o corpo adoece. Entramos em desequilíbrio e colapso. Pagamos o preço das dores musculares tomando remédios. Também pagamos o preço de dormir nos medicando.

O vazio nunca é preenchido, porque afinal a solução de tudo é voltarmos para nós mesmos e identificar onde está o erro. Estamos sobrecarregados e podemos encontrar maneiras para ter uma vida mais saudável e prazerosa, por meio da reconexão com a nossa essência natural. O que estamos fazendo conosco e com todos a nossa volta?

Convidamos as mulheres a recriarem o seu mundo interno para que o mundo a sua volta também seja diferente. A felicidade e satisfação interna refletirá em seu núcleo familiar e nas suas redes de contato social. A consciência do que pode ser reformulado e como facilitará a própria dinâmica familiar e social possibilitará uma boa qualidade das relações. Os trabalhos direcionados às mães e aos pais já demonstraram que quando estes estão mais equilibrados seus filhos também ficam. Todo tempo do mundo para você significa melhor tempo de vida.

O investimento em si mesma pode ser um desafio para a mulher que foi acostumada a pensar que se ela dedicar tempo a si mesma, a sua família ficará em desordem. O sentimento de culpa é muito comum. Mas o que a mulher precisa saber é que tudo ficará em ordem, em equilíbrio, tranquilo e feliz, se ela dedicar tempo a ela. Ou seja, todos os membros de sua família se beneficiarão deste investimento da mulher.

Este programa foi criado com o intuito de oferecer ferramentas para a mulher reaprender a olhar para si mesma e investir em sua vida pessoal de forma simples, saudável e natural. Somos quatro profisisonais da área da saúde: Andreia Bastos (Nutricionista), Carla Iwanaga (Professora de Educação Física e Chef de Cozinha), Vannessa Resende (Psicóloga e Gerontóloga) e Yael Perpignan Sznajder ( Coach e Terapeuta). Estruturamos um planejamento direcionado à mulher moderna para que ela consiga atender as demandas diárias de forma plena e equilibrada e com prazer.




Cart

View cart