Terapia é para gente maluca?

Escrito por em 1 de fevereiro de 2018

No século XX era praticamente concenso que psicoterapia ou terapia era para quem tinha distúrbios mentais. Naquela época estávamos longe de entender a dimensão de um processo profundo de autoconhecimento. Este velho pensamento ainda existe hoje. Mas muita coisa mudou. A psicossomática ajudou as pessoas a entenderem os efeitos dos fatores sociais e psicológicos sobre os processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar do ser humano. A epigenêtica foi mais além ao comprovar, cientificamente, que o nosso emocional altera a nossa molécula de DNA.

Vou contar uma coisa para vocês: estava na academia e tinha uma moça ofegante dividindo um aparelho comigo. Curiosamente lhe perguntei qual era o objetivo dela com o seu programa. A resposta dela foi: perder peso. As demais perguntas que fiz a ela: você já procurou um endocrinologista? Ela disse que sim. A pergunta seguinte: já procurou uma psicóloga? A resposta imediata da parte dela: pra quê? Então, fiz uma pergunta objetiva: porque você engordou? Eis a resposta: porque fiquei desempregada, aí fiquei estressada e comecei a comer.

Agora vocês podem me responder, para quê terapia neste caso? Qual foi a origem do estresse dela? Não teve uma origem emocional? O desemprego desencadeou uma série de questões que ela nem imagina. Pode ser que as pendências emocionais desta jovem tenham reaparecido dentro dela sem ela mesmo se dar conta. Mas no inconsciente coletivo psicoterapia é para “gente maluca” ou para quem tem tempo. Mal sabem essas pessoas que a psicoterapia pode fazê-la lidar melhor com o tempo, o trabalho, o corpo… de tal forma que todos estes problemas serão secundários.

Somos uma máquina, mas cheia de emoções. A psicoterapia vai nos fazer operar essa máquina com excelência, sem dar defeitos no caminho. Ela é a manutenção dessa máquina.

Autoconhecimento é coisa séria!


Tagged as , , , , , , , , , , , ,



Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *




Cart

View cart